Duvidas, curiosidades... [4 Rodas] 2/2

Em lombadas ou valetas...
O sistema de suspensão foi preparado para funcionar em qualquer situação, mas você deve levar em consideração que, em linha reta, o carro sofrerá uma torção menor e molas e amortecedores trabalharão ao mesmo tempo dos dois lados, gerando mais conforto a todos passageiros, que não ficarão chacoalhando de um lado para o outro dentro do carro quando se passa na diagonal, uma roda depois a outra.
PS.: Isso acontece mais em carros muito rebaixados, tornando ridículo a meu ver carros altos passando assim por lombadas, completamente desnecessário.


Cores de carro mais seguras.
Podem não ser as preferidas, mas cores como o amarelo e o laranja se destacam tanto de dia quanto de noite, ou em situações de risco, como chuva e neblina.
PS.: E carros com cores chamativas creio eu que não são a preferência dos ladrões de veículos. (não pesquisei nenhuma estatística sobre isso)

Carro movido a Álcool consome mais que o movido a gasolina.
Para mover carros de igual peso é necessário mais álcool que gasolina. Isso acontece porque a gasolina produz mais energia que o álcool. Para que a diferença seja compensada, nos carros a álcool o combustível é injetado em maior quantidade. Conseqüentemente, o tanque de armazenamento do combustível também será maior para que a autonomia de ambos (considerando capacidades de tanque diferentes) seja a mesma.

Descansar o pé no pedal da embreagem.
Mesmo não pisando fundo no pedal, o disco da embreagem é acionado, provocando desgaste precoce da peça. Se estiver com a perna esquerda cansada, você deve apoiá-la no assoalho, ao lado do pedal.

Pisar na embreagem antes do freio.
Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Grávida podem dirigir.
Não existe nenhuma restrição quanto à condução de um veículo por uma mulher grávida. Se houver a possibilidade de outro condutor assumir o volante, melhor. De qualquer forma, o ideal é que a mulher guie até o oitavo mês de gestação, desde que seja uma gravidez sem riscos.

Carro na "banguela" (câmbio no ponto morto) para descer trechos de pista.
Apesar de costumeiramente se dizer que esse tipo de atitude ajuda a economizar combustível (o que até é verdadeiro para veículos sem injeção eletrônica), a prática não é aconselhada por uma questão de segurança. Desengatado e sem o auxílio do freio-motor, o sistema de freio é mais exigido e pode superaquecer e falhar. Deixe o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar. Também há economia e ainda será possível reduzir a marcha em caso de imprevisto.

Fonte 4Rodas

0 comentários:

Postar um comentário